sexta-feira, 27 de abril de 2012

Dia da Mãe - 6 de Maio

O Dia da Mãe é uma data comemorativa que em Portugal se celebra no primeiro Domingo do mês de Maio. Em Portugal, o Dia da Mãe chegou a ser celebrado a 8 de Dezembro, mas passou a ser celebrado no 1º Domingo de Maio, em homenagem a Virgem Maria, mãe de Cristo. A data é uma homenagem a todas as mães e serve para reforçar e demonstrar o amor dos filhos pelas suas mães
.

Pintura de Gustav Klimt, Mãe e Filho

No Dia da Mãe, os filhos costumam organizar e oferecer surpresas às suas mães, para lhes mostrarem o quanto gostam delas e para agradecer todo o empenho e dedicação destas ao longo dos anos.

Origem do Dia da Mãe

Remonta às comemorações primaveris da Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses. Em Roma, as festas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, e as cerimónias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.

Século XVII - Inglaterra
Celebrava-se no 4º Domingo de Quaresma um dia chamado “Domingo da Mãe”, que homenageava todas as mães inglesas.

Estados Unidos

Em 1904, quando Anna Jarvis, perdeu a sua mãe ficou muito triste. As suas amigas decidiram organizar uma festa em memória à sua mãe e Anna quis que a festa fosse festejada para todas as mães, vivas ou mortas. Em 1914, a data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson e passou e ser celebrada no primeiro domingo de Maio.

Frases para o Dia da Mãe
Feliz Dia da Mãe, não tenho palavras para descrever tudo o que sinto por ti por isso quero agradecer-te por cuidares de mim e por me dares muito amor! Adoro-te! Feliz Dia da Mãe!

Que Deus te abençoe e te proteja para que continues a ser essa mãe linda, maravilhosa, carinhosa, amorosa e dedicada que és, um beijo muito especial da tua filha que te ama muito! Parabéns Mãe!

Hoje eu quero te lembrar que te amo muito e que és muito especial e importante para mim. Obrigado por todos estes anos de amor, carinho, compreensão, dedicação e companheirismo, adoro-te muito mãe!

Deixa aqui no Blog da Minocas uma declaração de Amor à tua Mãe!!!

sexta-feira, 20 de abril de 2012

A evolução através dos tempos




Tudo começou com um planeta deserto, quentíssimo sem hipótese de vida. Um dia começou a chover e choveu, choveu durante anos, décadas, séculos, milénios …

Na água apareceram as primeiras formas de vida, pequenos invertebrados que rapidamente se transformaram em peixes durante o período Silúrico (o primeiro dos quatro períodos da era paleozoica).

Já no período devónico os peixes transformaram-se no primeiro anfíbio de nome acanthostega.

No período carbónico apareceram os répteis como o pabothyris, o pareiasaurus e o scutosaurus.

No pérmico surgiram os répteis mamalianos com o grande estemmenosuichus que significava crocodilo coroado.

Na era mesozoica apareceram os famosos dinossauros.



No triásico instalaram-se os primeiros dinossauros como pleteosaurus (lagarto plano), o coelophysis (um pequeno dinossauro) e o eudimophodon (um reptil voador e não um dinossauro).

No jurássico, dinossauros mais evoluídos como o braquiosaurus (um sauropede  com uma altura de um prédio de quatro andares), o diplodocus (duplo corpo), o stegossaurus (um dinossauro que usava as placas para se aquecer),e o allosaurus (o mais temido desta época) .

No cretácico os mais famosos dinossauros apareceram como o terrível tiranossauros rex (lagarto rei tirano), o spinosaurus (lagarto vela), deynonichus (garra terrível), o trodonte (o dinossauro mais inteligente) o ankylosaurus ( um dinossauro com uma armadura indestrutível,) o triceratops (um dinossauro com três chifres, dois na testa e um no focinho) e o iguanadonte (dentes de iguana).

No período terciário na era senozoica os dinossauros morreram e apareceram as primeiras aves seguindo-se os mamíferos.

Já na época pleistocénia os antepassados dos homens tal como o neondratal apareceram e agora estamos na época holocénica, a época do homem moderno.

Em resumo a evolução seguiu o trajeto:

Do invertebrado ao peixe, do peixe ao anfíbio, do anfíbio ao réptil, do réptil até à ave, da ave até ao mamífero e do mamífero até ao homem.

 Nota

Texto produzido pelo aluno Tomás Guerreiro do 4º G do centro escolar nº 2. A pesquisa foi efetuada em livros pertencentes ao mesmo. É de referir que este aluno desde sempre se interessou pela matéria descrita.

                Apontamento do professor Américo Barbosa


4.º G do CE N.º 2 responde ao III desafio da SEGURANET

A Sofia e o Peter são da mesma idade, frequentam o mesmo ano de escolaridade embora em escolas diferentes. Utilizam este meio de comunicação para estudarem em colaboração e trocarem impressões sobre as matérias escolares assim como diversos assuntos das suas vidas pessoais, tendo sempre o cuidado de comunicar em perfil fechado. Estes alunos evitam comunicar com personagens virtuais, preferindo fazê-lo com familiares e amigos reais. Como eles partilham diariamente a internet para os efeitos que foram referidos, quando algum deles não consegue o contacto com o outro fica preocupado. Este meio de comunicação é um grande contributo para cimentarem a sua amizade e para poderem ajudar-se mutuamente. O perfil declarado de ambos é muito reduzido evitando deste modo que os intrusos possam adquirir mais conhecimentos sobre eles. Simplesmente, no perfil consta o primeiro e o último nome, a profissão e a localidade onde reside. Estes amigos utilizam com alguma frequência o motor de busca, o Skype, e-mail , facebook, E-Learning, e messenger, sob a vigilância dos pais. O Peter e a Sofia estabeleceram um acordo de fidelidade, ou seja, só aceitam amigos virtuais se ambos concordarem, além de pedirem esclarecimentos aos pais e professores. Estes dois alunos não querem correr riscos pois simplesmente aceitam como amigas pessoas conhecidas ou aconselhadas por amigos e familiares. O contacto com agentes sociais pode ser perigoso porque pode não corresponder à verdade que se promete como encontros suspeitos, sites perigosos, vendas duvidosas, ofertas ilegais, publicidade enganadora entre outros anúncios. Estes alunos estão bem informados dos perigos pois cumprem as regras de boa utilização das redes socias.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Mensagem do Espaço

Supõe que, de repente, te convidam para fazeres uma viagem até ao espaço. Que recado deixarias à tua mãe para ela não se preocupar contigo?
Eu escrevi-lhe assim: "Querida mãe, lembras-te quando fui buscar o telefone de casa no dia vinte de abril? Precisava do telefone naquele momento e sabes porquê? Porque nesse momento estava a passar um anúncio que dizia: Que nome se dá a um conjunto de camelos? Quem souber ligue para o número: 246 590 855. Quem acertar ganha uma viagem grátis ao espaço! E eu marquei o número 246 590 855, e disse que era uma cáfila e acertei, e adivinha onde é que estou agora? No espaço, um beijinho muito grande da tua filha Mafalda e já agora não é preciso preocupares-te comigo, pois estou com a minha melhor amiga a Leonor e a mana Marta. Mafalda Veiga 4.º G

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Cair no infinito - Dia Mundial do Livro Infantil

Este maravilhos filme de animação, que teve como fontes de inspiração o furação Katrina, Buster Keaton, O Feiticeiro de Oz, e claro o amor pelos livros, intitula-se The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore, e é uma criação dos galardoados autores William Joyce e Brandon Oldenburg. Constitui uma poética e confrangedora alegoria sobre os poderes curativos da leitura. Usa uma grande variedade de técnicas de animação (miniaturas, animação computorizada, animação em 2D)num estilo híbrido que nos transporta para o cinema mudo e o musicais technicolor da MGM. É um filme simultaneamente antiquado e inovador que ilustra a capacidade de o ser humano se elevar e se transcender através dos livros que poisam nas nossas vidas.
Que melhor maneirar de comemorar este dia do que voar pelos caminhos inusitados da leitura e assistir à valsa dos livros que enriquecem a partitura da nossa existência?